Grupo nZambi

O grupo de capoeira angola nZambi é uma associação civil, pessoa jurídica de direito privado de caráter associativo-cultural, sem fins lucrativos, fundado em 1996 sob a coordenação da Mestra Elma.
O grupo é formado por mulheres,homens,crianças,negros,brancos, profissionais liberais,trabalhadores,estudantes,artistas,universitarios..
O nZambi realiza seu trabalho através da execução de projetos, programas e/ou planos de ações e tem como finalidade unir pessoas interessadas nos estudos,pesquisas e prática da Capoeira Angola. Organizando atividades voltadas para combater qualquer tipo de opressão individual ou coletiva e o reconhecimento da Capoeira Angola como tradição Cultural Africana e a visibilidade de sua contribuição para o fortalecimento da identidade, das diversidades étnicas, culturais e de gênero,na construção de uma sociedade equânime, justa e sustentável.
O nZambi atua em Brasília-Df e na cidade de Florianopolis-SC onde
desenvolve projetos socio educativos.
O projeto Capoeira Angola -um instrumento de educação popular, é realizado em escolas de educação Infantil com crianças de 04 a 06 anos,desde 1999 em Porto Alegre,Brasilia e Florianoplis.
O projeto na comunidade da Ceilândia- Df,em parceria com o Terreiro do Vô Congo, atendendo crianças e adolescentes daquela comunidade.
O projeto Arte na Roda contos e saberes tradicionais Na comunidade" do Alto Ribeirão em Florianopolis em parceria com a Eletrosul.
O projeto Ginga Catarina"Capoeira Angola a tradição fortalecendo a modernidade". ,em parceria com o Centro social da Freguêsia do Ribeirão, atende adulto,crianças, adolescentes. Através desses projetos pretendemos criar oportunidade para os adolescentes,adultos e crianças de conhecer e aprender a Cultura da Capoeira Angola através de cinco pontos: a historia da capoeira, as cantigas,a execução dos movimentos,a musicalidade e os fundamentos com o compromisso de formar uma nova geração de angoleiros e angoleiras.
Paralelo a esses projetos o nZambi realiza a Roda de Angoleiras em comemoração ao 08 De março dia Internacional da Mulher dando visibilidade e refletindo a questão de gênero no universo da capoeira.
O nZambi no decorrer dos anos produz aulas sistematicas,Rodas,Seminários temáticos,pesquisas, eventos, oficinas e vivências com o objetivo de troca de experiência e saberes com Mestres e Mestras que para nós são referências na Capoeira Angola.
Anualmente no Mês de maio em Brasilia produzimos o encontro sob o olhar dos ancestrais,com o objetivo de possibilitar troca e experiência e qualificacão entre os participantes dos nucleo do Distrito federal, Florianopolis e demais capoeiristas.