HISTORIA DO GRUPO CAPOEIRA ANGOLA NZAMBI
domingo, 25 de outubro de 2009
Menina quem foi sua Mestra
Menina quem foi sua mestra: O evento tem como finalidade reunir mulheres (e homens!) capoeiristas e mulheres não capoeiristas para debater não apenas as questões relacionadas as violências contras as mulheres (física, moral, psicológica, patrimonial, etc) mas também colaborar na defes e divulgação da Lei Maria da Penha. buscamos atuar na construção de redes de prevenção e enfrentamento a este fenômeno inaceitável, inserindo aqui também a luta contra a exploração sexual de meninas e mulheres e contra o turismo sexual que alimenta o tráfico de mulheres.
Neste caso, especialmente, a capoeira pode dar uma importante colaboração, e em nível mundial, não apenas problematizando a apreensão, as percepções sobre o corpo em diferentes contextos culturais e políticos, mas também cumprindo importantes papeis sociais na promoção de sociedades mais justas, com liberdade e eqüidade.
Também é um evento que busca chamar a atenção para a necessidade das mulheres, capoeiristas e não capoeiristas, atuarem politicamente, pensando inclusive os espaços de poder e decisões.
Estas ações estão presentes no Plano Nacional de Política para as Mulheres e, juntas, podem promover a formação de novas gerações de capoieiristas em condições de repudiarem o racismo, o sexismo e a homofobia/lesbofobia.
Menina quem foi sua mestra se propõe a debater esta "sujeita" coletiva chamada mulher capoeirista, aponatando aqui a necessidade de reconhecermos os lugares ocupados por outras mulheres em nossa formação, sendo estas também as nossas mestras do cotidiano.
Para tal, alem das mestras Janja e Paulinha ( e do mestre Poloca!), do Grupo Nzinga de Capoeira Angola, e das prestimosas parcerias com o Mandinga de Mulher - Coletivo de Capoeiristas e da Fundação Pierre Verger (Ponto de Cultural/Minc), contaremos com algumas importantes convidadas, realizando oficinas de movimentos, cantos e toques, palestras, rodas de conversa e de capoeira:
Mestra Cristina (Rio de Janeiro)
Mestra Elma (Santa Catarina)
Mestra Brisa (Salvador)
Treinel Manô (São Paulo)
Sonia Santos (Rio de Janeiro)
Nane Pequeno (Salvador).
Cristine Zonzom (Salvador)
Francineide Marques (Salvador)
Ligia Vilas Boas (Salvador)
As inscrições são limitadas e as pessoas interessadas podem entrar em contato através dos seguintes contatos:
(71) 9999-9230 | E-mail: meninaquemfoisuamestra@gmail.com
informes:www.portaldacapoeira.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário